"Assim como o Psicanalista 'escuta' almas, o Turismólogo 'escuta' cidades."

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ECOTURISMO

            Do conjunto de atividades que podemos incluir como turismo voltado para a natureza, o segmento específico que mais cresceu foi o ecoturismo, que procura fomentar a sustentabilidade e a preservaçao do meio ambiente natural. No âmbito da economia turística, e o setor que mais cresce, considerando todos os seus segmentos.

            Embora exista uma clara diferença entre o turismo de natureza eo ecoturismo, o uso indiscriminado dos conceitos tem levado muitas pessoas a confundir atividades turísticas convencionais com o ecoturismo. A maioria dos destinos ecoturísticos e das atividades que se dizem ecoturisticas nao sao mais que atividades turisticas convencionais oferecidas pelos operadores turísticos, ou que formam parte do turismo de natureza.

            O ecoturismo não somente é uma viagem orientada para a anatureza, mas também constitui nova concepção  da atividade, tanto prática social como econômica. Tem como objetivo melhorar as condicões de vida das populações receptoras, ao mesmo tempo que preserva os recursos e o meio ambiente,compatibilizando a capacidade de carga e a sensibilidade de um meio ambiente natural e cultural com a prática turística (DIAS e AGUIAR - 2002).

             No que diz respeito ao produto turístico, o turismo tradicional e o ecoturismo apresentam uma diferença visível. O ecoturismo enquanto produto turístico é relativamente diferente, pois agrega valor a sua matéris-prima, no contexto ambiental e sociocultural. O visitante consciente da problemática da sustentabilidade do planeta o valorizá e desfruturá em sua exata dimensão, o visitante alheio a essa problemática se surpreenderá ao sentir-se envolvido com sua contribuição ao desenvolvimeto sustentável da área visitada.
 

             O ecoturismo como pratica social e econômica, que pretende um manejo sustentável dos recursos naturais e melhorar a qualidade de vida das populações receptoras, ainda é incipiente. Seu desenvolvimento e expansão contrapõe-se à lógica do mercado e à racionalidade econômica que prevalece entre os grandes monopólios que controlam a atividade mundialmente.
              Temos que levar em consideração , também, que existe grande exploração dessa busca do natural , o que para o produto ecoturístico, de acordo com Rodrigues:
               '' trata-se da comercialização de estereótipos, da venda de imagens, de rótulos, com o objetivo concreto e explícito da captação de nichos da demanda diferenciados''.

              Para atingir esse objetivo, o marketing do turismo apóia-se numa série de engodos que são os seguintes de acordo com Rodrigues: a vida urbana é estressante; lazer e, por extensão, turismo são necessidades básicas das sociedades contemporâneas, ditas pós-modernas; a natureza tem a capacidade intrínseca de sobrepor-se ao artificial, é portanto, regeneradora; o tradicional e autêntico modo de vida do passado deve ser resgatado para contrabalançar o artificialismo da vida urbana,, baseado no individualismo e, portanto, no isolamento.

              Os homens apreciam a natureza há muito tempo: a beleza da paisagem, o silêncio. as cores das aves, a observação de pássaros. Isso não é uma novidade, bem como a observação dos animais em seu mundo natural.

                O turismo de massas, assim como o ecoturismo, e outras atividades turísticas devem buscar a  sustentabilidade. Ecoturismo não é sinonimo de de turismo sustentável, é so um de seus segmentos.

                 São necessarios alguns esclarecimentos conceituais, particularmente, sobre o significado de alguns termos como:

                  - O turismo sustentável pode ser definido como o que não compromete a conservação dos recursos naturais sobre os quais se susenta e que, portanto, reconhece explicitamente a necessidade de proteção do meio ambiente.
                  - O turismo de Natureza, no entanto, busca desfrutar os valores naturais de um território, mas não implica, necessariamente, atitude particular dos turistas. O turismo de natureza pode apresentar-se como insustentável.
                  - O ecoturismo, segundo uma das definições mais utilizadas, é a ''viagem responsável que conserva o ambiente natural e mantém o bem-estar da populaçao local''.
                     Um aspecto importante a ser considerado é o perfil do ecoturista.Citando vários pesquisadores, Wearing e Neil (2001:197) os caracterizam por apresentar:
                       ''Uma renda maior do que a média e trabalhar majoritariamente no setor terciário, além de se dividirem igualmente entre homens e mulheres''.
                       
                        O ecoturismo pode trazer impactos positivos, para as comunidades que o desenvolveu; de acordo com Budowski:econômicos;baixo impacto do ecoturismo;valor agregado às áreas protegidas; promoção de melhoria do manejo nas áreas protegidas; influencia positiva sobre as atividades educativas e científicas; favorecimento da conservação da biodiversidade; combinação vantajosa do turismo rural e outras formas de turismo.
                          O ecoturismo pode ser praticado combinando-se com outras formas de turismo,como, por exemplo, o turismo rural, que é particularmente beneficiado.Os turistas podem ficar alojados em fazendas, sítios ou outras uindades rurais próximas às áreas protegidas, praticando,desta forma,vários tipos de atividades combinadas e que maximizam o passeio, tornando-o diversificado e  interessante.
 
                           O turismo afeta o mei ambiente natural tanto no aspecto positivo quanto o negativo. O desenvolvimento turístico pode beneficiar o meio ambiente natural.O continente africano é o que apresenta  a experiência mais importante no relacionamento dos turistas com áreas naturais protegidas e com vários exemplos de relacionamento positivo.




                 

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário