"Assim como o Psicanalista 'escuta' almas, o Turismólogo 'escuta' cidades."

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Guaramiranga


Igreja Matriz N. Sra. da Conceiçao


Parque das Cachoeiras



 
 











Guaramiranga é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na região serrana do estado,     microrregião de Baturité e mesorregião do Norte Cearense. O município tem cerca de 5.800 habitantes e 108 km², e sua sede se localiza a 865 metros de altitude.


História
As terras da atual Guaramiranga eram habitadas por várias etnias, sendo a principal os Kanyndé. Com a criação da Missão da Palma durante o século XVIII, para a evangelização dos silvícolas, a expansão da pecuária e as plantações de café no século XIX, consolidou-se o centro urbano que hoje chama-se Guaramiranga.
*A administração municipal localiza-se na sede: Guaramiranga.
*O município é dividido em 2 distritos: Guaramiranga (sede) e Pernambuquinho.
*Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 1.434 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.
*Localizado no Maciço de Baturité, tem uma vegetação variada desde a Caatinga arbustiva densa, floresta subcaducifólia tropical, floresta úmida semi-perenofólia, floresta úmida semi-caducifólia, floresta caducifólia e Mata Ciliar. Aqui existe uma APA.
*O turismo é uma outra base da economia devido a cidade destacar-se pelo clima, pelas belas paisagens e pelos eventos que acolhe durante o ano todo, pode-se citar, entre outros:
Guaramiranga é um dos mais disputados destinos de Carnaval dos cearenses, pois oferece uma opção para aqueles que preferem ficar longe do forró e do Axé que normalmente agitam as massas no litoral do estado. Nesse período, a cidade abriga o Festival de Jazz e Blues – evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional. As noites frias da pequena cidade fervem com música da melhor qualidade e uma legião de apreciadores que lotam as ruas e hospedagens (muitas vezes improvisando em barracas de camping e casas alugadas por moradores).
Além das atrações culturais, Guaramiranga encanta pelos atrativos naturais. Por estar localizada no Maciço de Baturité, região serrana (a aproximadamente mil metros acima do nível do mar), as temperaturas são sempre amenas, geralmente entre 16 e 25º (No mês de Julho, a temperatura pode atingir 12°C, proporcionando um frio agradável), e a vegetação é composta de remanescentes de mata atlântica. Por essas condições climáticas, é conhecida por “suíça cearense”.
Guaramiranga é conhecida também por “cidade das flores”. A origem desse título reside na tradição do cultivo de rosas no Maciço de Baturité.
Também de valor histórico, a Pousada dos Capuchinhos, antes um mosteiro, é uma excelente opção de visita para os que por ali passam, mesmo que não estejam lá hospedados; já os pousados despertam diuturnamente com cantos gregorianos. A beleza circundante a esse antigo mosteiro excedem ao seu valor histórico.
As trilhas ecológicas são o forte para o mais dispostos fisicamente. Os que preferem menos esforço podem conhecer a Cachoeira do Perigolocalizada em Baturité, proximo ao Município de Guaramiranga. Situado em propriedade particular, é cobrado uma pequena taxa de manutenção para custos de limpeza e manutenção, ficando o visitante livre para passar todo o dia em banhos em cascatas que encantam. Mas não se engane o visitante, o local deve ser visitado com cautela na parte mais alta que tem proteção de cordas antes da queda d'água. Alguns mais afoitos ou menos sóbrios insistem em desafiar o perigo na região mais íngreme e alguns acidentes fatais já ocorreram.
Nas opções de lazer há pesque-pague, com infra-estrutura elogiável, e apesar de administrado por descendentes de japoneses, os preços estão compatíveis com a realidade brasileira.
Os visitantes de Guaramiranga também são estimulados a conhecer, próximo a cidade, o Pico Alto, local de maior altitude no Maciço de Baturité, com 1115 metros, e conseqüentemente de menores temperaturas, que podem chegar a 10°C em Julho. Proporciona ainda um mirante onde os visitantes desfrutam de um prazeroso pôr do sol.
As críticas a expanção turistíca, que pesam sobre Guaramiranga estão na especulação imobiliária e o forte domínio do capital estrangeiro na hotelaria: alemã, portuguesa, italiana. Um consumidor menos cauto poderá pagar a preço de dólar por uma refeição, contudo existem opções menos onerosas para o visitante. Na alta estação, ninguém escapa, tudo é cobrado como quem cobra para estrangeiro. Só escapando os trabalhos manuais do artesanato regional de excelente qualidade.
Os principais eventos culturais são:

                                  











Nenhum comentário:

Postar um comentário