"Assim como o Psicanalista 'escuta' almas, o Turismólogo 'escuta' cidades."

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Turismo Sustentável



O Turismo Sustentável pode ser compreendido como um segmento do Turismo que tem apresentado altos índices de crescimento, sendo uma tendência atual. Isso implica em uma demanda crescente de turistas para áreas naturais, em busca de um maior contato com a natureza.

Nestas áreas, o turismo pode ser considerado como uma ferramenta de conservação dos recursos naturais existentes. Então, como conservar estes recursos e, ao mesmo tempo, tornar viável a crescente prática do turismo sustentável?

O equilíbrio para este impasse pode ser obtido através de um planejamento consciente, que consiste em ordenar as ações do homem sobre o território, buscando a preservação das áreas naturais através de estratégias de desenvolvimento turístico sustentável.

Uma das grandes opções de áreas naturais são as Áreas de Proteção Ambiental. Estas são áreas que por possuírem relevantes atributos ecológicos, necessitam de uma maior proteção para seus recursos e o turismo sustentável nestas áreas poderia ser implantado com a ajuda de estratégias de desenvolvimento turístico.

Este tema somente recebeu uma maior atenção das pessoas na década de 70 (Ansarah, 2001), e atualmente, vêm sendo direcionado ao turismo com a intenção deste transformar-se em uma ferramenta de conservação dos atrativos naturais.
O que é turismo sustentável?

Turismo sustentável é aquele que atende, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro. É um condutor ao gerenciamento de todos os recursos, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida.
Qual a importância do turismo sustentável nos dias atuais?

O planejamento e prática do turismo sustentável é a mais eficaz forma de evitar a ocorrência de danos irreversíveis nos meios turísticos, de minimizar os custos sociais, econômicos e ambientais que afetam os moradores das localidades, e de otimizar os benefícios do desenvolvimento turístico.
O conceito desenvolvimento sustentável, no informe em questão, tem três vertentes principais:
- crescimento econômico
- eqüidade social
- equilíbrio ecológico.

Um comentário: